• Comitê Organizador

Granja Viana, reformada e Bi-íta!


A boa e véia Granja Viana. Tá melhor nova viu... Mas não tenho foto...

Foto: Celular de alguém em algum momento do espaço tempo.

A reforma na Granja Viana buscou retificar (palavra bonita né!?) o asfalto e corrigir o traçado.

20 aninhos, mas tá velha!

Entre os maiores kartódromos do Brasil, o Granja Viana é certamente um dos mais queridos de pilotos profissionais e amadores de kart. Construído em 1996 pela família Giaffone, a pista já contava com mais de 20 anos de idade e ainda não tinha passado por uma reforma.

Após meses de planejamento e de decisão, a administração do local optou por paralisar momentaneamente as atividades do Kartódromo para dar início a reforma do asfalto e a melhora do traçado.

Segundo o próprio Felipe Giaffone, partes do asfalto já estavam muito onduladas e desgastadas e se tornavam um risco aos pilotos. Além disso, diversas alterações no traçado foram feitas para permitir que as tomadas de curva sejam executadas de uma maneira mais rápida e fácil.

Em seu canal no YouTube, Pista & Pilotagem, Cristian Peticov entrevistou Giaffone, que deu maiores detalhes sobre todas as mudanças no Kartódromo e na pista.

Confira a entrevista de Felipe Giaffone para o canal Pista & Pilotagem.

Tempo: coloque desde o início.

Vídeo: Pista & Pilotagem.

Traçado

Uma das maiores mudanças foi a ampliação da curva Zero. Ao ser alargada com a retirada da passarela, se tornou possível uma subida mais rápida para a reta principal, sem a necessidade de se utilizar o cimento da curva anterior para melhorar o tempo de volta.

Outra mudança importante se deu nas curvas 01 e 02. O ângulo de entrada foi alterado, tornando-as mais rápidas. Contudo, a curva 01 é normalmente dividida em duas partes, em que a segunda parte forma uma chicane com zebras altas para diminuir a velocidade na entrada da curva 02.

Além dessas mudanças, foram instaladas também diversas zebras sonoras para impedir o uso de partes além da pista para ganho de velocidade e de tempo.

“Essas novas zebras tem sulcos mais fundos que destracionam o kart e o fazem escorregar”, comentou Alexandre Gregoski do Comitê Organizador, quando inspecionava a pista. “O ideal é tentar manter-se no traçado e não utilizar essas partes” completou.

Bruno Oliveira, do canal Stop and Go, fez também um rápido vídeo em que mostra como a pista reformada ficou. Além disso, é possível verificar como o procedimento de cadastramento e de entrada na pista mudou.

Confira as alterações na recepção e no traçado pela câmera de Bruno Oliveira do Stop and Go.

Tempo: coloque desde o início.

Vídeo: Stop and Go.

Recepção

Após a reforma, a recepção se tornou somente um ponto de cadastro e de pagamento. Agora, o participante de bateria chega ao Kartódromo, faz seu cadastro em sistema, efetua o pagamento e recebe um cartão de autorização para entrada na pista.

Em posse deste, o participante se direciona até o prédio vestiário, seguindo a pintura de pista no chão. Neste novo edifício, se encontram o vestiário e a sala de briefing.

“Visamos melhorar o processo de cadastramento e de entrada na pista, para termos melhor controle e para deixar de reter documentos na recepção”, disse Giaffone à Peticov.

  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

Curta, Compartilhe e Viva a Paulista Kart League

Paulista Kart League PKL

Contato: paulistakartleague@gmail.com

Comitê Organizador

Paulista Kart League

São Paulo - SP